
PRÊMIO TERRITÓRIOS TOMIE OHTAKE
INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O 6º PRÊMIO TERRITÓRIOS TOMIE OHTAKE
O Prêmio busca reconhecer experiências pedagógicas em todo o país que tenham sido desenvolvidas desde 2020 e que tiveram como base os princípios da Educação Integral.
Iniciativa idealizada e coordenada pelo Instituto Tomie Ohtake, com patrocínio da Innova e do Grupo GPS, em parceria com a Kapitalo Investimentos, em parceria técnica com o Centro de Referências em Educação Integral e Associação Cidade Escola Aprendiz e com o apoio do Itaú Social e da Estácio, o 6°Prêmio Territórios Tomie Ohtake abre as inscrições no dia 12 de maio de 2022.
Para a realização da 6ª edição do Prêmio Territórios Tomie Ohtake, o Instituto Tomie Ohtake irá integrar a campanha #reviravoltadaescola, iniciativa do Centro de Referências em Educação Integral. O intuito é mapear e discutir as aprendizagens vividas desde o início da pandemia, em 2020, na busca pelo entendimento acerca dos caminhos possíveis para se recriar a escola necessária para o nosso tempo, buscando ações inovadoras que sejam articuladas com seus territórios de forma consistente e que tenham desdobramentos pós pandemia, a fim de fortalecer os princípios de uma educação integral.
Sendo assim, a 6ª edição do Prêmio Territórios irá mapear, reconhecer e disseminar as experiências pedagógicas desenvolvidas pelas escolas públicas municipais, estaduais e federais de todo o Brasil, contemplando o ensino infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos (EJA), que tenham como base de suas ações os seguintes pilares:
● integração entre escola, família e território:
Foram realizadas ações e estratégias para manter e reforçar os vínculos e a parceria entre escola, família e estudantes? Como a escola se articula com seu território?
● reconhecimento e articulação dos saberes e culturas locais:
As estratégias pedagógicas alcançaram os diferentes perfis de estudantes, identificando também os saberes e fazeres das famílias e da comunidade para o desenvolvimento das ações pedagógicas? De que forma a integração desses diferentes saberes foi utilizada como ferramenta para potencializar os processos educativos?
● exploração e uso de diferentes linguagens:
A iniciativa integrou recursos tecnológicos e materiais disponíveis (vídeos, áudios, desenhos, canais como WhatsApp, Facebook, Instagram, Google Classroom, uso de materiais impressos, encontros virtuais entre professores e familiares etc.) para a construção coletiva de atividades?
● acolhimento - escuta - participação:
A iniciativa criou ou reforçou estratégias de acolhimento para estudantes e professores(as)? Foram adotadas estratégias para realizar trabalhos coletivos entre professores(as) e gestão para a elaboração de atividades com base na escuta das famílias e da comunidade?
● práticas de equidade:
As estratégias pedagógicas criaram ambientes onde todos(as) participam dos processos de aprendizagem e são reconhecidos(as) em suas singularidades?
A escola constrói práticas integradoras referentes às participações de pessoas com deficiência, bem como interlocuções para debates e reconhecimentos sobre marcadores sociais tais como identidades de gênero, raça, sexualidade, entre outros?
● avaliação e currículo:
Os princípios da política curricular e de avaliação mostram os possíveis desdobramentos da iniciativa pós-pandemia para que possamos pensar uma escola para o nosso tempo?
Quais foram os efeitos gerados e desejados pela iniciativa nos(as) participantes, nos processos educacionais escolares, no ambiente escolar e na comunidade, considerando o diálogo com os diversos sujeitos, saberes, culturas, territórios e manifestações, bem como com os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e com os pressupostos dos Territórios Educativos e da Educação Integral, orientados pelo princípio de Cidade Educadora?
● potencial multiplicador:
Como as estratégias pedagógicas fortaleceram a capacidade transformadora dos estudantes e da comunidade de modo que possa ser replicada e/ou inspirar iniciativas em outras escolas?
As inscrições estão abertas de 12 de maio a 3 de agosto, e podem ser feitas pelo site:
www.premioterritorios.institutotomieohtake.org.br
As estratégias pedagógicas inscritas serão avaliadas por um júri composto por especialistas dos campos da cultura e da educação, de diferentes regiões do Brasil, incluindo representantes das instituições organizadoras do Prêmio, que irão avaliar os projetos recebidos à luz dos princípios indicados acima e selecionar até dez experiências.
PREMIAÇÃO
As 10 experiências destacadas pelo júri serão reveladas em setembro de 2022 e receberão:
PARA A ESCOLA
• Doação de livros diversos oferecidos por editoras parceiras para compor o acervo escolar;*
• Realização de um minidocumentário que apresentará uma parte dos processos e resultados da iniciativa, a ser veiculado nos canais de comunicação do Instituto Tomie Ohtake, patrocinadores e parceiros, conferindo visibilidade à iniciativa;
• Uma bolsa de estudos para um curso de graduação oferecida pela Estácio, que poderá ser utilizada por um aluno ou professor;*
• Apoio financeiro de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) para o desenvolvimento da iniciativa.*
*mais informações sobre os itens de premiação estão disponíveis no regulamento do Prêmio:
https://premioterritorios.institutotomieohtake.org.br/regulamento
PARA O RESPONSÁVEL PELA INSCRIÇÃO DO PROJETO
• Participação nos Encontros de Conexão e Reflexão, que reúnem os representantes das 10 estratégias pedagógicas selecionadas em ações formativas com educadores(as) e artistas;
• Uma bolsa para curso de arte do programa de Cursos da Escola Tomie Ohtake, durante o ano de 2023, que poderá ser realizado on-line.
PARA O OS DOIS OUTROS REPRESENTANTES INDICADOS NA INSCRIÇÃO DO PROJETO
• Uma bolsa para curso de arte do programa de Cursos da Escola Tomie Ohtake, durante o ano de 2023, que poderá ser realizado on-line.
LABORATÓRIO TERRITÓRIOS
Como parte das ações formativas do Prêmio Territórios Tomie Ohtake, desenvolvemos o Laboratório Territórios. Essa ação é direcionada a educadores(as) de escolas municipais, estaduais e federais da rede pública de todo o Brasil, e terá como objetivo auxiliar os profissionais da educação na sistematização de suas práticas pedagógicas, aprofundando discussões nos campos da arte, tecnologia, educação e cultura, potencializando ações colaborativas através do reconhecimento e da articulação dos saberes do território. As inscrições para o Laboratório Territórios serão feitas através do site do Prêmio Territórios. As informações sobre número de vagas, datas e percurso metodológico podem ser acessadas em www.premioterritorios.institutotomieohtake.org.br
SOBRE O PRÊMIO TERRITÓRIOS TOMIE OHTAKE
O Prêmio Territórios Tomie Ohtake, iniciativa do Instituto Tomie Ohtake, busca mapear, reconhecer e dar visibilidade a projetos que fortaleçam o vínculo entre as escolas e os territórios a partir dos diversos saberes culturais, compreendendo a cidade como espaço de aprendizagem.
Em 5 edições realizadas, o Prêmio Territórios já mapeou mais de 450 projetos da rede pública de todo o Brasil e, entre eles, premiou 50 projetos até o momento.
Como forma de dar visibilidade e inspirar outras iniciativas, foram realizados documentários sobre cada um dos projetos premiados, compondo um banco inédito de práticas exemplares que podem ser acessados no site do Prêmio: https://premioterritorios.institutotomieohtake.org.br/resultados
Em 2020 o Prêmio Territórios lançou sua primeira publicação: Prêmio Territórios - ideias sobre educação integral e a relação escola território. A publicação, além de delinear a trajetória e o impacto do Prêmio Territórios ao longo de seus quatro anos, convidou profissionais renomados das áreas da cultura e educação para contribuírem com suas reflexões sobre a importância da relação escola-território na formação integral dos estudantes. O download da publicação pode ser feito gratuitamente: https://premioterritorios.institutotomieohtake.org.br/publicacao